Sala de tomografia axial computorizada (TAC)
A sala de exames gerais é uma das várias salas presentes no serviço de radiologia, é destinada a doentes de maca, que serão examinados com suporte telescópico de tecto e doentes que se desloquem pelo seu próprio pé, os quais serão examinados na mesa bucky.
No potter vertical basculante serão realizados exames em conjunto com o suporte telescópico de tecto, podendo estar os pacientes em pé ou sentados, consuante o exame que vão realizar. Os pacientes em maca tambem poderão realizar exames no potter vertical basculante, sobre tudo no caso de ser necessario realizar exames ao crânio.
A sala de exames gerais pode ou não estar agregada ao serviço de imagologia de um hospital, ao estar agregada ao servço de imagiologia, deve ser a sala que mais proxima esta do
Serviço de Urgencia, deve poder estar em funcionamento em separado do serviço de imagiologia, para que de noite e durante parte do dia em que todos os acessos ao interior do serviço estejam fechados ao público, tal facto não afecte o seu funcionamento. Qualquer que seja a localização da sala de exames gerais, junto dela devem existir meios de processamento de imagem, a não ser que sejam utilizados equipamentos que façam a digitalização directa das exposições.
A sala de exames gerais deve ter dimensoes apropriadas para suportar todos os equipamentos pretinentes aos exames nela realizados assim como deve ser tido em conta o movimento dos pacientes e pessoal na medida em que deva ser possivel a boa organização funcional. Os pacientes que não estão em maca devem entrar na sala utilizando a entrada através do vestuario, deve ser parte da constituição da sala portas de duas folhas por forma a ser possível o fácil acesso a doentes de maca ou cadeira de rodas. O acesso de tecnicos a esta sala deve ser feito atraves de uma entrada na parede oposta dos pacientes.
Nestas salas justifica-se a utilização de duas cúpulas, uma para a mesa Bucky e outra para a de suporte telescópico de tecto,