Sala de aula: espaço de vida?
1. INTRODUÇÃO
A sala de aula é uma experiência de vida, independente da idade do aluno. Existindo nela uma troca de idéias entre aluno/aluno e aluno/professor. Para alguns as experiências podem ser consideradas como satisfatória, proveitosa; para outros em situações monótonas e chatas, porém todos compartilham o mesmo espaço, espaço onde possam ensinar aprender, brincar e manter um bom relacionamento.
2. EXIGÊNCIA CONSTANTE DE DISCIPLINA
A sala de aula é um lugar de disciplina, ou seja, um lugar que apresenta regras que irão auxiliar no andamento da aprendizagem; é um espaço onde tudo é controlado, desde a entrada, intervalo, saída, hora de ir ao banheiro, horário de cada matéria etc. Porém, devemos relevar algumas intercorrências que aconteçam durante as atividades mantendo sempre uma boa qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
3. ESTABELECIMENTO DE UMA RELAÇÃO AUTORITÁRIA ENTRE PROFESSOR E ALUNO
É relevante notar que a questão da correção é necessária em sala de aula, porém as regras ou limites criados devem ser discutidos com o aluno. Devemos trabalhar com os alunos o lado solidário, e também o seu lado individual, porém como mediadores do aprendizado temos que traçar meios para que a forma a qual iremos abordar esse tema, não o torne ser individualista ao ponto de pensar somente em si e esquecer-se de ajudar ao próximo.
4. TRABALHO OBRIGATÓRIO E REPETITIVO
O trabalho em sala de aula caracteriza-se como obrigatório e repetitivo, onde uma atividade segue a outra, sem que "nada" perturbe este "bom andamento”. A criança passa praticamente o tempo todo reproduzindo o modelo apresentado para fixar o suposto conhecimento. As raras perguntas que são feitas as crianças é apenas para verificar se aprendeu corretamente, a curiosidade da criança é interpretada pelo professor como falta de atenção.
5. SALA DE AULA: ESPAÇO DE VIVÊNCIA
A sala de aula é o espaço de encontro entre