Sais minerais
Curso de Nutrição.
Disciplina de Biologia celular, histologia e embriologia.
SAIS MINERAIS
Marina Melo Rodrigues, nº 32.
Araraquara
2013
Introdução
Sais minerais são componentes nutricionais não sintetizados pelo organismo, que são obtidos através da alimentação. Encontrados em alimentos de origem animal e vegetal, os sais minerais ficam dissolvidos na forma iônica, na forma de cristais ou associados a moléculas desses organismos.
São divididos em macrominerais ou macronutrientes e microminerias ou micronutrientes, essa divisão é feita de acordo com concentração que o organismo requisita. Dos macronutrientes a concentração que o organismo precisa é igual ou superior a 100 mg por dia e a de micronutrientes são quantidades extremamente baixas. Os principais macronutrientes são cálcio, fosforo, sódio, potássio, cloro magnésio e enxofre; os micronutrientes são ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo.
O sais minerais estão presentes em diferentes partes do organismo, podemos citar algumas das maneiras que eles se apresentam: são essências na constituição estrutural dos tecidos corpóreos, são reguladores orgânicos que controlam impulsos nervosos, controlam a atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo, como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas e de maneira geral estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal.
Uma alimentação balanceada apresenta sais minerais em contrações ideais ao organismo, mas os alimentos industrializados acabam perdendo alguns desses importantes nutrientes e aumentando a quantidade de outros, empobrecendo nutricionalmente a dieta dos indivíduos.
Possuem diversas funções como: estruturais (constituição de ossos e dentes – cálcio, flúor e fósforo), na regulação dos impulsos nervosos (potássio e sódio), na contração muscular (magnésio), na atividade enzimática
(magnésio), na