Sais minerais
Os sais minerais são, tal como as vitaminas, substâncias indispensáveis ao nosso organismo. Asseguram a construção e a reparação dos tecidos e intervém diretamente na regulação do metabolismo celular. Dá-se o nome de micro-elementos aos que estão presentes em grande quantidade. Esses elementos, que entram na construção das células e dos tecidos, são nomeadamente o cálcio, o fósforo, o ferro, o potássio, o sódio, o magnésio, o cloro e o enxofre.
Outros elementos estão presentes em muito pequena quantidade no nosso organismo. São eles o cobre, o zinco, o flúor, o cobalto, o iodo e o selênio. Dá-se-lhes o nome de oligo-elementos. Têm uma importância fundamental no desenrolar de numerosos processos metabólicos onde se associam frequentemente a certas vitaminas. http://vidasaudavel.powerminas.com/os-sais-minerais/ IODO
Fontes de iodo - Os peixes do mar, alguns legumes
Ação do iodo - Constitui os hormônios tiróides que são fundamentais para o desenvolvimento e o bom funcionamento muscular.
Aproximadamente 70 a 80% do iodo contido no nosso organismo encontra-se na tiróide. É absorvido pelo intestino e eliminado pela urina.
Componente fundamental dos hormônios tireoidianos, desempenha um papel importante no metabolismo dos principais nutrientes e no desenvolvimento e bom funcionamento neuromuscular. Estima-se as necessidades de iodo em aproximadamente 0,11 mg por dia para uma mulher e 0,14 mg para um homem. Essas necessidades aumentam durante o crescimento e na mulher grávida ou que amamenta.
Os alimentos mais ricos em iodo são os peixes de mar e os legumes cultivados num solo em que este sal mineral abunde. Uma alimentação deficiente conduz a uma baixa taxa de iodo na tiróide e provoca manifestações de hipotiroidismo (transpiração reduzida, pálpebras e face inchada, falta de apetite, digestão difícil) e um aumento do volume da glândula tiróide (bócio). Mas esta síndrome pode aparecer por diversas razões, independente da entrada em iodo.