Sais minerais
Sais Minerais
Características
Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode ocasionar problemas no funcionamento do organismo. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.
Podem ser encontrados em maior concentração no nosso corpo sob forma não-solúvel, como constituintes estruturais dos ossos ou sob a forma solúvel em água, sendo, nesse caso, dissociados em íons constituintes.
Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc.
Funções
O nosso organismo necessita de substâncias para realizar o metabolismo.
A ingestão de sais minerais é direcionada à manutenção dos tecidos e ao funcionamento das células nervosas. Além de fazerem parte da composição de algumas estruturas, os minerais são ótimos antioxidantes. Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.
Existem os micronutrientes, que são aqueles que só precisam ser ingeridos em pequenas quantidades diariamente, mas que porém, são essenciais para o bom funcionamento do organismo.Há também os macronutrientes, que ao contrário dos micronutrientes, são necessários em grandes quantidades diárias e são a base dos alimentos que comemos. Os principais minerais micronutrientes essenciais ao nosso corpo são: zinco, ferro, manganês, cobre, iodo, cobalto, molibdênio, flúor, cromo e selênio, de todos eles precisamos