Sais minerais
Trabalho de Fisiologia Humana
ARACATI-CE 13/08/12
Prof.ª Ana Paula de Deus
Sais Minerais
Sais Minerais são substâncias ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo, (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.
Dessa forma, esses elementos, cada um apresentando propriedades químicas distintas, com cargas e afinidades moleculares particulares, foram durante milhões de anos se organizando não só na formação física da matéria, mas também compartilhando o complexo arranjo biológico.
Principais elementos minerais importantes aos seres vivos.
- Cálcio → necessário durante o processo de calcificação e manutenção óssea, compondo também a estruturação dos dentes, além de colaborar com a condução de impulsos nervosos e contração muscular. Fonte: leite e seus derivados (queijo, iogurte) e vegetais com coloração verde escuro.
Além de sua função na construção de ossos e dentes, o cálcio também tem uma série de papéis metabólicos: afeta a função de transporte das membranas celulares, influencia a transmissão de íons através das membranas de organelas celulares, a liberação de neurotransmissores, a função dos hormônios proteicos e a liberação/ativação de enzimas dentro e fora das células. O cálcio também é necessário para a transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.
- Fósforo → auxilia a manutenção óssea, está presente na composição da molécula de DNA, RNA e ATP. Fonte: carne em geral e legumes. O fósforo é o componente principal dos tecidos de todas as células vegetais e animais. No organismo humano, cerca de 4/5 do fósforo existente encontram-se na estrutura dos ossos e dentes. Actua em equilíbrio com o cálcio do organismo. O fósforo ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis, em conjunto com o cálcio. O factor crucial é o equilíbrio (proporção) entre a quantidade de cálcio e de