saga do heroi
O Poder do Mito – A Saga do Herói
Joseph Campbell diz que nossa vida é uma aventura. Isso porque passamos por provações e transformações desde que nascemos, ou seja, ficamos maduros com o passar do tempo. Para ele, cada fase de nossa vida é uma “morte e ressurreição”, já que abandonamos determinada condição para entrar em outra.
O ciclo do herói nada mais é que “partida, realização e retorno”. O verdadeiro herói parte para defender determinada ideia, cumpre o objetivo (após enfrentar dificuldades) e volta com uma mensagem. Servir o exército, por exemplo, é um ato heroico, já que entramos com um pensamento x e saímos com um pensamento y, voltamos como uma “outra criatura”.
Histórias de fadas são para crianças. Há mitos certos para cada estágio da nossa vida. O “dragão” está dentro de nós, é o nosso ego, que é aquilo que você acha que pode enfrentar. Destruir monstros é destruir coisas sombrias.
Campbell ressalta que os mitos nos dizem como enfrentar, suportar e interpretar o sofrimento. Ele quer mostrar uma jornada heroica em nossas vidas. Devemos buscar a felicidade, só você mesmo pode conseguir tal proeza. Não nos empenhamos em nossa jornada para salvar o mundo, mas para salvar a nós mesmos. Desta forma, automaticamente salvamos o mundo, pois o objetivo é trazer vida a ele.
Joseph Campbell e O Poder do Mito – A Saga do Herói
O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.
“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas