Saffioti genero e patriarcado resenha
A violência contra a mulher vai muito além da ruptura de qualquer forma de integridade da vitima, seja, física, psíquica, sexual, moral etc.
Questão que devemos ter especial atenção são as discussões teóricas na qual Saffioti estabelece sobre diferentes perspectivas sobre os conceitos de gênero existentes.
A autora Saffioti (2004) mostra de maneira clara que a violência e todas as conseqüências que surge com da ocorrência deste fenômeno, ao mostrar os fatos e suas particularidades. Assim, ela diferencia e explica as características e o cenário em que ocorrem principalmente a violência doméstica e intrafamiliar. A experiência da autora e a liberdade com que trata os temas trazem clareza para as pessoas que se interessam pelas temáticas ligadas ao gênero, violência e patriarcado.
O patriarcado é dominação e exploração das mulheres pelos homens, o contrato social da história de liberdade e a dominação não podem ser compreendidos sem a metade perdida da história. Que revela como o direito dos homens sobre as mulheres e criado pelo contrato.
Autora