SAE
PROCESSO DE
ENFERMAGEM
Colégio:Freinet
Matéria: Administração de Enfermagem
Professora: Rafaela Claudino
Aluna: Jéssica Cunha Gulão O SAE processo de enfermagem possibilita ao enfermeiro organizar, planejar e estruturar a ordem e a direção do cuidado, constituindo-se no instrumento metodológico da profissão, ajudando o enfermeiro quanto à tomada de decisões e na efetivação do feedback necessário para prever, avaliar e determinar novas intervenções. É um método sistemático de prestação de cuidados humanizados que enfoca a obtenção de resultados desejados de uma maneira rentável. Por isso mesmo, torna-se o processo de enfermagem uma prática intelectual deliberada, desenvolvida de maneira ordenada e sistemática. É uma prática deliberada porque existe a intenção de fazer de maneira organizada, atendendo a uma lógica do raciocínio clínico. A eficiência, como resultado do processo, dizemos ser uma prática ordenada e sistemática.
A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, possui um papel importante no dia a dia do enfermeiro, é uma ferramenta utilizada para direcionar as ações, planejar o cuidado e entender os problemas e a evolução do enfermeiro de forma organizada, clara, embasada legalmente. É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências. É onde o enfermeiro irá acompanhar o paciente desde o momento que houver o primeiro contato, até a sua alta e em alguns casos, continuando o acompanhamento em domicílio. A SAE ou o PE (Processo de Enfermagem) é descrito em cinco fases essenciais para a sua efetividade e eficácia, quais sejam:
- Coleta de Dados;
- Diagnóstico;
- Planejamento;
- Implementação;
- Avaliação.
Coleta de Dados:
Constituído por entrevista e exame físico. A entrevista investiga a situação de saúde do cliente ou comunidade, identificando os problemas e necessidades