Sae laparotomia
A laparotomia exploratória consiste em um termo empregado para descrever qualquer operação que compreenda a abertura da cavidade ou do flanco abdominal com a finalidade de visualizar as partes internas e/ou realizar biópsias. Este procedimento cirúrgico pode ser realizado também para confirmar um diagnóstico de afecções retro ou intraperitoniais não determináveis pelos métodos usuais. É empregada para detectar lesões em vasos, nervos e/ou estruturas anatômicas localizadas, tais como intestino, fígado, pâncreas, rins, ureter, bexiga, ovários, tubas uterinas e útero. A laparotomia deve ser efetuada imediatamente (3 a 6 horas) em casos de suspeita diagnóstica de algumas patologias, como a peritonite, entretanto mesmo sendo uma cirurgia deve-se atentar para os cuidados pré-operatórios necessários para realização de um procedimento cirúrgico adequado.
O período pré-operatório abrange desde o momento pela decisão cirúrgica até a transferência do cliente para a mesa cirúrgica. Entre alguns cuidados gerais de enfermagem deste período temos: providenciar a realização de exames que podem auxiliar na definição diagnóstica e o planejamento cirúrgico; administração do tratamento clínico prescrito para diminuir os sintomas; realizar as precauções necessárias para evitar complicações pós-operatória; preparação do paciente para o ato cirúrgico (jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica).
Como geralmente a necessidade de laparotomia exploratória é considerada urgente, a assistência de enfermagem pré-operatória acaba ocorrendo de maneira global, incluindo equilíbrio de líquidos e eletrólitos (balanço hidroeletrolitico); PVC; sondagem nasogástrica com drenagem gravitacional aberta, com ou sem aspiração; medicação sintomática (analgésicos e antitérmicos) e curativa (antibióticos em caso de presença de infecção).
Como