Sadc
A Comunidade para o desenvolvimento da África Austral existe desde 1992, pois nesse ano houve a transformação de SADCC (Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento), criada em 1980, para a SADC (Comunidade para o desenvolvimento da África Austral). Ela foi criada com o objetivo de incentivar as relações comerciais entre os países-membros e também com o objetivo de estabelecer a paz e a segurança, pois a região enfrenta vários problemas. Ela é composta por 14 países da África Austral. Esses países possuem diferentes níveis de desenvolvimento e posições econômicas. Os 14 países somam uma população com cerca de 210 milhões de pessoas e um PIB de aproximadamente 700 bilhões de dólares.
Desenvolvimento Como disse anteriormente, a SADC significa Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento, mas seu nome original é Southern Africa Development Commynity.
A Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento foi criada no dia 17 de outubro de 1992, pela transformação de SADCC em SADC. Essa transformação aconteceu para promover maior cooperação e integração econômica entre os países-membros. A independência da Namíbia em 1990 e o fim do apartheid na África do Sul levaram a redefinir a base de cooperação de uma associação voluntária. Assim, na reunião de 17 de agosto de 1992, os Chefes de Estado e Governo assinaram um tratado que transformava a antiga SADCC, em SADC. Os países fundadores foram: Angola, Malawi, Moçambique, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, mas hoje ela é constituída por 14 países, sendo eles: a Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. Sua sede se situa na cidade de Gaborone, Botsuana.
Seus principais objetivos são: * Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros; * Promover a paz e segurança na região; * Reduzir e unificar as tarifas