Sadc
A SADC (Sourthen African Devolopment Community) é uma organização regional nascida dos esforços empreendidos pelos países da Linha da Frente, herdeira da antiga SADCC (Sourthen African Devolopment Conference Coordination), constituda no dia 1 de Abril de 1980, em Luzaka, Zâmbia, através da Declaração de Luzaka, denominada “ África Austral: Rumo a Libertação económica, foi o primeiro modelo de integração regional. Englobava na altura 9 Estados e visava redução da dependência económica da África do Sul.
A luta pela independência nacional baseada no nacionalismo africano e nos objectivos comuns da liberdade e unidade africana reforçaram o espírito da simbiose política e cultural, cujo facto mais marcante foi o surgimento do agrupamento político, denominado Países da Linha da Frente (PLF), em 1979, que contribuiu de forma decisiva para a libertação dos países sob o jugo colonial na região.
Este trabalho de carácter académico e informativo tem o objectivo de levar a conhecer a sociedade acerca da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Visto que há muito pouco conhecimento acerca deste tema.
A SADC, embora sendo reconhecida como a mais bem sucedida organização de integração económica regional do continente africano, 22 anos após a sua constituição, continua a enfrentar sérios problemas, quer ao nível do desenvolvimento económico e social quer ao nível da implementação das políticas e estratégicas de integração regional.
Apesar de a SADC englobar a região mais rica do continente africano e possuir entre os seus membros países como a África do Sul, que tem a economia mais forte do continente e Angola, o país com maior potencial em recursos naturais do continente e um dos mais ricos do planeta, ainda continua a enfrentar sérios problemas, quer ao nível político quer ao nível económico.
No que tange o papel de Angola na sub- região, salienta-se que até aos