Curso Inseminação Artificial
A Inseminação Artificial (IA), é a técnica disponível mais importante para acelerar a melhoria do padrão genético do rebanho, de custo acessível, com inúmeras vantagens.
Com a introdução de novos métodos de indução ao cio (naturais ou não) e sincronização do cio, a Inseminação Artificial passou a assumir papel de destaque na pecuária, principalmente com a intensificação dos programas de produção de novilho precoce e cruzamentos industriais. Vário são os benefícios de sua adoção.
Através da Inseminação Artificial, vários são os motivos, e incontáveis os resultados positivos obtidos em um rebanho. Partindo do princípio que a fazenda possua as condições (e a grande maioria possui) para o emprego correto da técnica, a Inseminação Artificial quando associada a monta natural (ou monta natural controlada, através de repasse com touros selecionados), proporciona benefícios em termos de melhoramento genético, produção e produtividade como serão detalhados durante o andamento deste trabalho.
A I.A. é o grande "gancho" da pecuária moderna, no qual o criador pode se agarrar. Com os atuais custos de produção, não pode mais o criador ficar enraizado nos conceitos e sistemas ultrapassados de criação; há necessidade urgente de se adaptar às novas tecnologias, reduzindo custos e tendo maior produção e produtividade no seu "negócio".
O criador que se enquadra nos métodos tradicionais de Produção, salvo em condições especiais, está deixando de obter lucros, pois produz seus bezerros a um custo muito maior do que poderiam obter com a utilização da I.A., além de estar dispensando benefícios relacionados aos elevados níveis de ganho genético. Ele pode contar com empresas ou profissionais capacitados que prestam inclusive serviços de terceirização.
A Inseminação Artificial não custa. Vale, pois gera lucros ao seu usuário.
Procure o Médico Veterinário que possa lhe esclarecer dúvidas sobre o assunto.
2. CONCEITO
Entende-se por Inseminação Artificial como sendo a