SAD Sistema de Informação
Definições:
Sistemas de Apoio à Decisão são usados em decisões, em que um julgamento é necessário, ou em decisões que não são completamente suportadas por algoritmos, ou seja, é sempre necessário um utilizador para usar estes sistemas, em que este representa o papel mais importante.
Auxilia na tomada de decisão que oscila, entre alternativas apresentadas via estimativa e grandezas de importância de cada uma, sobretudo das estimativas, via estimativa de peso de cada opção. Alem das estimativas analisa a evolução e compara as opções. O SAD é um sistema computacional que dá base ao processo de escolha de soluções.
Outras definições:
"Conjunto de procedimentos baseados em modelos para processamento de dados e julgamentos para ajudar a tomar o seu utilizador a tomar decisões." (Little 1970)
"Os SAD podem suportar problemas semi-estruturados e não estruturados" (Moore e Chang 1980) "Os SAD são sistemas computadorizados que têm três componentes que interagem entre si: um sistema de linguagem (mecanismo de comunicação entre os vários componentes), um sistema de conhecimento(repositório dos dados) e um sistema de processamento de problemas (ligação entre os outros dois componentes com a particularidade de este ter capacidades especiais necessárias às tomadas de decisão)" (Bonczek 1980)
Uma vez que não há ainda nenhuma definição exata do que é um SAD, surgiu um acordo sobre quais as principais características e capacidades de um SAD.
Características:
Os SAD permitem aos decisores trabalhar com problemas semi-estruturados e não estruturados, pois conseguem juntar o pensamento humano e a informação computadorizada.
Deve ser providenciado suporte a vários níveis, desde executivos a gerentes.
Deve ser também possível o trabalho individual ou em grupo. Certos problemas menos estruturados podem necessitar do envolvimento de várias pessoas ou departamentos.
Os SAD devem permitir várias decisões independentes ou seqüenciais.