Sacolas plásticas
O Movimento
[pic]
O Conselho
[pic]
Parceiros
[pic]
Sustentabilidade é
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]
[pic]
Sustentabilidade nas empresas
[pic]
Grupo Abril
[pic]
CPFL Energia
[pic]
Bunge
[pic]
[pic]
[pic]Domingo, 11 de Julho de 2010
Busca avançada
Parte superior do formulário
[pic][pic]
[pic]
Parte inferior do formulário
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]
atitude
Polêmica
As sacolas de plástico devem ser substituídas?
Elas levam 300 anos para se decompor, mas há divergências sobre como lidar com isso
Da redação
Revista da Semana - 15/10/2007
Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa.
Em meio século, passaram de símbolo da modernidade a vilãs do meio ambiente. Celebridades como a atriz Keira Knightley e Ivanka Trump desfilam hoje com sacolas de pano que trazem a inscrição "I'm not a plastic bag"(Eu não sou uma sacola de plástico),como a da foto abaixo.
[img1]O motivo: o plástico polui - e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema. Conheça os argumentos de cada lado.
ACHAM QUE SIM
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito