Sacola plastica
ASSIS /2012
PROBLEMA AMBIENTAL DA SACOLA PLASTICA
PONTOS POSITIVO
PONTOS NEGATIVOS
SACOLAS OXIBIODEGRADAVEIS
SACOLAS HIDRO BIODEGRADAVEIS
SACOLAS DE PAPEL
CONCLUSAO
JEFFERSON MEDEIROS CAMARGO RA : B00BEH8
Inventada no fim da década de 50 pelos Europeus, a sacolinha plástica veio diretamente para modernizar a praticidade para supermercados e outros comércios. Explodiu no mercado brasileiro por volta da década 80.
Apesar de revolucionar o comercio tão rapidamente devido ao baixo custo, e por se uma embalagem descartável, contribuindo com a filosofia, esqueceram totalmente de analisar seu futuro ecologicamente, principalmente ambiental.
Hoje após tempos de utilização sem pensar a sacolinha e considerada um grade vilão do meio ambiente como outras invenções relacionadas com o nosso conforto.
PONTOS NEGATIVOS
Feita de derivado de petróleo, uma substancia não renovável e de uma resina chamada polietileno de baixa densidade. São produzidos no mundo cerca de 1.4 bilhões de unidades por dia, só no brasil são utilizadas mensalmente cerca de 1 bilhão de sacolas por grandes redes de supermercados, no total são aproximadamente 210 mil toneladas de plástico filme, matéria prima utilizada na fabricação.
No Brasil 9.7% de todo lixo brasileiro e composto por sacos plásticos, uma produção ambientalmente nociva, onde e utilizada uma grande quantidade de energia que poderia abastecer milhões de residências, sem contar a grande utilização de agua no processo e os dejetos resultantes .
Muitas delas acabam indo irregularmente para os esgotos, bueiros e córregos, causando o entupimento, gerando em dias de chuvas inundações e retenção de mais lixos. Quando incinerados libera toxinas perigosas para a saúde e o meio ambiente.
Há também um grande problema na poluição dos mares. Muitos destes acabam indo para alto mar onde são confundidos por peixes e principalmente pelas tartarugas marinhas como um de seus alimentos.