saci
A enfermeira Ana das Neves da USF- do planalto, nos apresentou em uma palestra na unidade de saúde como se dar o funcionamento do SIAB e do E-SUS, quais suas dificuldades e suas vantagens nestes sistemas, possibilitando a nos estudantes conhecer o verdadeiro funcionamento burocrático da unidade.
“Trabalha com amor, é o que faz eu como profissional esta todos os dias no meu trabalho com sorriso no rosto, fazendo o que eu sei fazer de melhor, “servir ao próximo” eu amo saúde da família.” (Palavras da enfermeira Ana das Neves.)
O primeiro passo do encontro foi conhecer o arquivo onde fica todos os prontuários de todas as arias das famílias assistidas pelo programa de saúde da família, vendo como se dar organização deste material de suma importância para o controle da assistência a saúde dos moradores do Planalto.
A mesma nos explicou como se organiza o arquivo e prontuário das famílias, onde ela mostrava que as arias são divididas em cores que corresponde a atuação da equipe na aria, apresentando também a organização do prontuário.
No prontuário apresenta o histórico familiar de todos os membros da família, e é organizado com uma numeração com você pode ver na imagem, onde 105 representam a aria, 04 a micro aria e 081 a família, este prontuários são documentos de suma importância para os usuários e podem contribuir ate mesmo para aposentadoria destes indivíduos, o prontuário em desuso fica arquivado por cinco anos no arquivo morto.
A enfermeira nos apresentou a forma de organização das equipe de saúde da família, onde é dividida em marcadores por cores, vermelha, azul, verde e rosa. Mais muitas das equipes encontras incompleta devido a falta de profissionais.
Posteriormente deu se inicio palestra expositiva sobre os sistemas SIAB e E-SUS, onde a enfermeira Ana das Neves mostrou o objetivo destes sistemas e como se dar a organização do mesmo. Fazendo uma reflexão