Sabão
Sabão é um sal de um ácido graxo ou carboxílico normal, com oito ou mais átomos de carbono. O termo sabão se limita frequentemente aos compostos solúveis em água, tais como sais de sódio, potássio amônio e aminas inferiores, em contraste com os sabões dos metais alcalino-terrosos e metais pesados, insolúveis em água. No uso corrente sabão significa um agente de limpeza comercial à base de sais solúveis em água, dos ácidos graxos e outros que apresentam na natureza, em posição contrária ao outro grande grupo dos detergentes, os detergentes sintéticos.
Os sabões foram conhecidos pelos fenícios e romanos que já os usavam. Sendo artigo de luxo na Idade Média, alcançou popularidade crescente desde princípios do séc. XIX, e o consumo por pessoa se toma como índice do nível de vida. A produção nacional de sabões e sabonetes vem registrando modesto crescimento anual, relativamente a outros setores industriais, que se utilizam exclusivamente de matérias-primas obtidas localmente. Entre 1958 e 1959, entretanto, ocorreu um aumento bastante apreciável (17%) na produção de sabões para o uso doméstico, passando de 196.000 para 230.000.
Propriedades do sabão: Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação. Sabendo-se disto, como é possível o próprio sabão retirar “sujeiras” em geral, gorduras e óleos dos utensílios domésticos?
Tempo previsto – Aproximadamente 50 minutos.
Material e Reagentes.
* 23 ml de óleo vegetal
* 1 béquer de 300 ml (copo de vidro incolor)
* 20 ml de etanol (álcool comum)
* 1 bastão de vidro (colher de sopa)
* 80 ml de solução de NaOH 25% ( Soda caústica)
* 1 Funil
* 150 ml de solução saturada de NaCL (Sal de cozinha)
* 1 papel de filtro (coador de café)
* Ácido acético (vinagre)
* Água gelada.
Preparação do sabão.
1. Transferir 23 ml de óleo vegetal para um béquer de 300 ml. 2. Adicionar 20 ml de etanol e 80 ml de NaOH 25%. 3. Adicionar