SABESP
A SABESP é uma empresa, sendo controlada principalmente pelo Estado, responsável pelo tratamento de esgotos, coleta e distribuição de água em diversos municípios do Estado de São Paulo.
OBJETIVO
O objetivo da visita feita pela nossa sala do 2º Meio Ambiente, com as professoras Marisa e Drª Mariângela, junto do funcionário e técnico em química Gilberto Ribeiro de Jesus, foi tomar conhecimento desde onde é retirada a água, ou seja, sua nascente, os diversos processos e metodologias exercidos para seu tratamento tornando-se potável, até o modo de distribuição. METODOLOGIA
A captação de água bruta se inicia na nascente do Córrego Grande, sendo a água menos contaminada em comparação com a do Córrego Três Pontes (pois a legislação, por ser atual, não era aplicada anteriormente no mesmo, ocorrendo o descarte de resíduos nas águas), e também por conta do controle facilitado por ser perto da cidade de Novo Horizonte/SP.
O sistema de captação é misto,água do rio e do poço, responsável por ¼ de abastecimento de nossa cidade,cerca de 100.000 l por hora,sendo consumido por pessoa cerca de 120 l dessa água por dia.
A água bruta,inicia sua trajetória passando pelas grades,que seguram os resíduos de tamanhos maiores,assim com a rampa,pega impulso para chegar nas tubulações.
As legislações aplicadas para análises da água bruta são :-
CONAMA 357/ 2914 RESOLUÇÃO SS 65 ( um pouco mais severa que a Federal)
Visam analisar a quantidade de pesticidas presentes (feitas num período de 6 em 6 meses),microrganismos, metais e acontecimentos na montante e jusante. Essas são enviadas para São Paulo e Lins, por serem de alto custo, saindo mais viáveis.
Continuando seu processo, a água pega impulso na rampa e vai direto para as tubulações, que são automatizadas pelo nível de água e movidas a 380 Watts.
As tubulações são feitas por fora de chumbo e por dentro o cano preparado para que ela não seja contaminada.
A água dos poços