Saber Profissional E Poder In
Vicente de Paula
Faleiros
Espaço institucional e espaço profissional •
Segundo Faleiros (1979), as reflexões acerca de poder institucional e saber profissional remetem ao objeto profissional em uma ótica de luta de classes articulada às relações de poder, hegemonia e contrahegemonia. Por instituição, pode-se entender uma agência de prestação de serviços. Do ponto de vista sociológico mais amplo, as instituições são relações estruturantes do modo de ser de uma sociedade, como a família, a religião, a educação e o exército.
•
O conceito de instituição vai, portanto, muito além do de organização. As instituições são locais de lutas de poder, em que se localiza o objeto da intervenção do assistente social. Esse objeto deve responder a um processo complexo de relações sociais que são entrecruzadas por demandas sociopolíticas.
2.1.Espaço político das instituições sociais
•
As instituições sociais são organizações específicas de política social, embora se apresentem como organismos autônomos e estruturados em torno se normas e objetivos manifestos.
•
Elas ocupam um espaço político nos meandros das relações entre Estado e sociedade civil.
•
Mandel quando fala das instituições como modo de poder de um modo de produção social, como micropoderes, núcleos do poder central, como práticas de dominação, como um conjunto articulado de saberes(ideologias) e práticas ( formas de intervenção normatizadora dos diferentes grupos sociais) (Faleiros, p.32)
•
As instituições ao se organizarem enquanto aparelhos permeáveis aos interesses da classe dominada, entretanto comprometida com a manutenção do status quo das classes dominantes, contribuem ao consenso social necessário à hegemonia e direcionam os processos sociais. Sendo assim as classes dominantes, através das instituições, conseguem exercer a sua hegemonia
(FALEIROS 1991).
As instituições não são um simples fenômeno superestrutural. São organizações transversais a toda