Saber cuidar - leonardo boff
Com uma abordagem bastante clara e densa, Saber Cuidar, de Leonardo Boff, trás a temática do Cuidado. Em seu livro ele fala, inicialmente, sobre a falta de cuidado – tanto interpessoal quanto na relação homem/natureza - na nossa civilização, sobre como tentamos remediá-la (de forma, na maioria das vezes, equivocada) e por fim indica um caminho certo para sanar os descuidos que vêm degradando nosso planeta como um todo.
Boff coloca ainda, com muita propriedade, as ressonâncias, as concretizações e as patologias do Cuidado. Ele destrincha cada um desses pontos e faz o leitor refletir a respeito das relações com o outro, com a Terra e consigo mesmo. O livro faz também várias referências às dimensões materiais e imateriais relacionadas ao Cuidado e o Cuidar dos oprimidos, dos pobres, da sustentabilidade do planeta e do nosso espírito. Mas o saber cuidar não está nas formas individualizadas do ser, e sim na coletividade, pois é uma atitude (não um ato) que abrange todo campo do desenvolvimento afetivo com o outro.
Boff coloca em voga que o Cuidado é a essência do homem e que sem ele é impossível a existência do ser humano e expõe figuras exemplares de Cuidado, como Jesus, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, dentre outros. Assim, Saber Cuidar é uma leitura intrigante que nos faz refletir o quanto temos contribuído no Cuidar do mundo.
O mal-estar da civilização, constatado há tempos pelos estudiosos, aparece sob a forma de descuido, descaso, abandono.
São vários os exemplos a serem citados quando se fala dessa falta de cuidado. O trabalho infantil e a semiescravidão a que são submetidas milhares de crianças; o abandono dos miseráveis, famintos; os marginalizados, excluídos do processo de produção; o desleixo com a solidariedade, com os ideais de dignidade e liberdade; a permissividade com a corrupção e a ausência de escrúpulos na esfera pública; há um descuido com a manutenção do ecossistema. São todos esses exemplos de males, doenças crônicas vividas