Sabedoria e liderança
Admitir que o sistema de informação atual é deficiente exige a coragem do executivo em assumir que os conceitos de gestão devem mudar
Alexandre Bisson *
A busca pela sobrevivência está levando os nossos executivos a ampliar rapidamente seus conhecimentos em tecnologia de informação. É justo, pois a grande onda tecnológica vincula os resultados das empresas aos fatores de risco em investimentos no setor. Não podemos afirmar se estes investimentos transformam empresas líderes, mas podemos verificar que as líderes já vivem esta nova realidade.
Dentro deste contexto notamos a necessidade de preparar e transformar os responsáveis pela antiga informática - agora gerentes e diretores de TI com o codinome CIO (Chief Information Officer) - em profissionais mais amadurecidos no setor.
A pressão é muito grande no segmento tecnológico e atualmente é patrocinada pela maioria das consultorias, que tradicionalmente vinculavam sua estratégia ao conhecimento e desenvolvimento a serviço de resultados mensuráveis. No momento comprometem perigosamente sua imparcialidade, transformando-se em vendedores de serviços, focados em produtos de alta rentabilidade.
Reforçamos que o processo de análise da aquisição desses produtos tem que passar por uma deliberação criteriosa do seu impacto na topologia e de toda a estrutura sistêmica da empresa, pois poderá trazer fortes impactos na operação, necessitando-se de mais investimentos para restabelecer o equilíbrio ou até rever novamente todo o modelo implantado. Estou falando sobre fatos que presenciei e ainda presencio em empresas que visito ou que nos procuram para identificar possíveis causas dos problemas de implantações malsucedidas. É difícil explicar que a análise de aquisição dos produtos de tecnologia do momento, passa pela própria avaliação dos valores internos da empresa, desde a cultura, o nível dos executivos e dos funcionários, até a análise de seus negócios, passando logicamente pela estratégia