Sa De E Sociedade
Professor: Ézio
O SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
Mas o SUS e o sistema de saúde, nem sempre agradam a população. Os países estudados em sala de aula através do filme Sicko, como Estados Unidos da América, Canadá, Cuba, França e Inglaterra, tratam muito bem de mostrar e descreve situações reais através das quais compara o Sistema de Saúde americano com o dos países citados acima. Com isto pretende mostrar como nos EUA, as seguradoras apesar de lucrarem absurdamente, não cobrem uma grande parte dos serviços procurados pela grande massa da população, e quando cobrem, o fazem apenas em parte. No documentário compara algumas situações mostrando a saga de alguns americanos que vão até o Canadá, por exemplo, a fim de conseguir atendimento médico, medicamentos, exames, etc. Neste país o cidadão tem direito a escolher seu médico, tem direito aos remédios, e tudo que precisar sem pagar nada por isso.
Conseguimos concluir que o modelo de saúde norte-americano é tão doente, injusto e corrupto quanto às políticas de impostos que são cobradas aqui no Brasil. Isto porque assim como aqui o governo enriquece através das altas taxas cobradas através de muitos e muitos impostos, e lá o que acontece é que a indústria de medicamentos colabora com alguns senadores e congressistas para que mantenham através de uma política suja e feita sem integridade, valores ou justiça. O cidadão americano e brasileiro desconhece seus direitos básicos de saúde mesmo pagando quantias altas em dinheiro para as seguradoras daquele país. Desta forma conhecem a desonra e falta de dignidade, e esta dignidade que