Disciplina Sa De E Sociedade
1° Período, Terapia Ocupacional
Professor Ailton Aragão
Luiza Chaud Cunha
24/03/2015
Atividade do Filme “Crash- No limite”
Segundo Bastistella, no texto “Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde”, constata que há uma enorme dificuldade de elaborar um conceito tanto para saúde quanto para doença, consequentemente, há uma discrepância entre os conceitos já elaborados, e uma forte critica com estes, pois eles não conseguem abranger um conceito que se encaixe com a complexidade do ser humano. Um aspecto que o autor põe em questão é sobre a visão da psicanálise sobre o antagonismo que a medicina atribui entre o normal e o patológico, sendo que, todos os indivíduos que consideramos “normais” possuem essas neuroses. Além disso, se destaca neste texto a relevância da cultura, da sociedade para compreender melhor o que é saúde para cada individuo, umas vez que, cada cultura tem uma forma de captar e de definir, logo, há várias formas de definir algo, como a palavra saúde, pois esta pode ser entendida totalmente entre um norte-americano e um japonês, e o significado dos conceitos, como os padrões de cada sociedade, alteram com o tempo histórico. Outro ponto fundamental é em relação a condição social que o sujeito se encontra, porque a significação e a realidade da saúde para uma pessoa da ‘classe D’ será distinta de um individuo da ‘classe A’.
A palavra Crash, tem o significado de colisão, possibilita fazer uma analogia com o nome do filme, com o que ele retrata, da colisões de valores, crenças e conceitos. As personagens revelam os seus sentimentos e comportamento em relação ao outro.
O filme de Paul Haggis é ambientado na cidade de Los Angeles e demonstra á historia de vida de várias pessoas de origem étnica e social diferentes, que ira apontar vários aspectos da complexidade do homem, principalmente o etnocentrismo, a forma como as personagens lidam com a morte, com o medo, com a lágrima, alem de demonstrar a ambivalência do homem