Introducao A Astronomia6ano Of2007

1820 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO À
ASTRONOMIA

6 º ano
Profª. Cintia Melo Bernardi
2015

O que é a Astronomia?
É a ciência que estuda o universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Histórico
• É a ciência mais antiga.
• Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.
• O estudo do céu ajudou o ser humano a desenvolver calendários para exercerem suas atividades como: caça, agricultura, navegação, exploração terrestre, etc.

• Em outras partes do mundo, evidências de conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como
Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a
1500 a.C.

Stonehenge, Inglaterra

• Quanto a luminosidade, os corpos podem ser: Corpos luminosos: também denominados fonte de luz primária, é aquele que emite luz própria.
Corpos iluminados: também denominados fonte de luz secundária, é aquele que depende de uma fonte de luz primária para ser observado, ou seja, não emite luz própria.

Corpos luminosos

Corpos iluminados

Instrumentos de observação do céu
-

Durante muitos anos o principal instrumento utilizado pelo ser humano foi o seu próprio olho, o que limitou o detalhamento das observações.

- Em 1608, o neerlandês Lippershey inventou um instrumento chamado telescópio, para fins militares.

- Em 1609, o astrônomo italiano Galileu
Galilei (1564-1642), aperfeiçoou este instrumento e descobriu uma nova utilidade: a observação de astros celestes.

Atualmente, depois de muito desenvolvimento tecnológico, o telescópio passou por muitas modificações e hoje encontramos até mesmo no espaço, enviando imagens de regiões situadas a distâncias inimagináveis.

TELESCOPIO HUBBLE

IMAGEM DE UMA NEBULOSA

• Como a atmosfera terrestre funciona como um vidro embaçado, impedindo uma nítida imagem dos objetos celestes, é necessário montar os telescópios em lugares mais altos como montanhas, ou em desertos, pois a poluição atmosférica
nestes

Relacionados