Répteis
Este trabalho mostrará um pouco sobre os répteis, apontando a sua evolução pré-histórica, seu corpo, sua alimentação, seus sentidos, o funcionamento da sua reprodução e a classificação de todos os grupos dos répteis.
1-Répteis
Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de sete mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos. Eles possuem dentes bem desenvolvidos e na maioria das vezes são extremamente ágeis. A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.
2-A Era Mesozóica
A palavra DINOSSAURO (do grego deinos = terrível / saurus = réptil) é um termo usado para designar duas grandes ordens de répteis da Era Mesozóica: os Saurischia e os Ornithischia. Os Saurischia ("bacia de lagarto") compreendem todos os terópodes (carnívoros bípedes) e os sauropodomorfos (quadrúpedes de pescoço e cauda longas). Como principal característica tinham os ossos da bacia separados, semelhantes aos lagartos. Já os Ornithischia ("bacia de ave") tinham os ossos da bacia um ao lado do outro. Compreendem todos os outros tipos de dinossauros. Alguns cientistas acreditam que os dinossauros foram os intermediários para a evolução das aves.
3-Corpo
3.1-Habitat
Existem vários tipos de habitat possíveis dependendo da origem geográfica do réptil e do seu meio ambiente selvagem. Normalmente requerem condições especiais de temperatura, luminosidade e umidade.
3.2-Respiração e Circulação do Sangue
A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são