Rádio
O filme “O Auto da Compadecida” possui uma riqueza particular em sua sonoplastia, resultante de efeitos sonoros típicamente envolvidos na trajetória do filme. Por ser um filme de origem nordestina, é possível observar-se toda uma sonorização regional, com sua riqueza de detalhes, obedecendo ao pé da letra todos os efeitos exigidos em filmes dessa natureza.
Percebe-se que a direção do filme optou pelo uso de instrumentos que fazem parte diariamente da cultura nordestina, todos os barulhos reunidos nesse filme são originados do instrumento que se quer usar, como exemplos podemos citar; o bater de portas, tiros, panelas caindo, passos ao solo quente, entre outros. O resultado desses efeitos sonoros são facilmente percebidos na transmissão do filme, pois os mesmos, torna fácil o entendimento do que se acontece.
Ao identificar todos esses sons é possível criar o verdadeiro cenário de onde se passa o filme, o que torna O Auto da Compadecida um filme tanto na parte visual como também na auditiva de fácil entendimento, diferente de tantos outros filmes, esse usa como base uma sonoplastia quase que improvisada, mas que deu certo, é fácil perceber que todos os sons e ruídos nele contido é de origem do instrumento idealizado.
As vozes dos personagens também influencia no bom entendimento, pelo seu sotaque tão explorado, toda sonorização, desde efeitos as vozes leva o telespectador a identificar-se com o filme, é importante ressaltar que apesar de ser um filme que pouco usa a tecnologia avançada é possível, diferenciá-lo pela capacidade com que toda sonorização desses efeitos torna a filme de fácil absorção.
João Pessoa 23,de agosto de 12.
-----------------------
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Curso: Publicidade e Propaganda
Prof: Zé Maria
Disciplina: Produção em Rádio
Aluno: Conceição Kelly Data22222____________________________