Rvore De Natal Molhada
A ANM é um equipamento composto por um conjunto de válvulas tipo gaveta que permitem controlar as atividades requeridas na produção de petróleo, permite o fluxo de fluidos dos reservatórios para as UEP, como também injeta fluido no reservatório, e pode até intervir nos poços quando necessário ( limpeza, estimulação, controle e tamponamento para abandono).
Algumas das válvulas de uma ANM são:
• válvula mestra de produção: codificada como M1 (master 1);
• válvula lateral de produção: codificada como W1 (wing 1);
• válvula mestra do anular: codificada como M2 (master 2);
• válvula lateral do anular: codificada como W2 (wing 2);
• válvula de interligação: codificada como XO (crossover);
• válvula de pistoneio da produção: codificada S1 (swab 1);
• válvula de pistoneio do anular: codificada S2 (swab 2).
A árvore de natal molhada (ANM) é um equipamento instalado no leito marinho, sobre a cabeça de poço. Composto basicamente por válvulas tipo gaveta, linhas de fluxo e elementos de controle, sua finalidade principal é controlar a vazão de fluidos produzidos, desde o poço até a plataforma de produção, e a vazão de água de injeção ou gás natural da plataforma para o reservatório petrolífero. Por meio dela, também são medidos parâmetros como pressão do poço, temperatura e volume de areia produzida, imprescindíveis para se mitigar danos à formação e minimizar possíveis riscos de vazamentos.
As ANM podem ser classificadas, segundo Tavares (2008), como verticais ou horizontais. No primeiro caso, suas principais válvulas estão alinhadas com a coluna de produção, sendo necessária a desmontagem das válvulas para acesso à coluna de produção. São, portanto, recomendadas para as situações em que a completação do poço se encontra finalizada durante a fase de instalação da árvore de natal. Nas ANM horizontais, as válvulas ficam paralelas ao poço, o que permite livre acesso à coluna, sem necessidade de intervenção. São, portanto,