Ruído Ambiental
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL PARA ENGENHARIA CIVIL
Prática nº 03 e 04
Ruído Ambiental: Avaliação do Ruído de Tráfego; Nível equivalente sonoro; Índices estatísticos e Ruídos de Fundo
Acadêmicos: RA:
Bruna Cardozo Bilhan 79986
Joyce Bender 85262
Natália Jacon Rodrigues 78601
Turma 01
Maringá, 2015
1. OBJETIVOS
Discutir, através da leitura, monitoramento e analise o Ruído Ambiental, nos aspectos do seu monitoramento, caracterizando o ruído de tráfego, ruído de fundo através do LEQ e L90 para a Avenida Colombo, em Maringá - PR.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O som segundo a Física, ocorre sempre que um corpo vibra, produzindo a perturbação das moléculas do meio que o envolve. Esse movimento é transmitido para moléculas vizinhas produzindo ondas sonoras, que alteram a pressão atmosférica, quando o meio de propagação é o ar. Para o ouvido humano a faixa audível está situada entre as freqüências de 20 e 20.000 Hz, sendo maior a sensibilidade entre 1.000 e 4.000 Hz. As freqüências situadas acima são chamadas de ultra-sons e as situadas abaixo são chamadas de infra-sons Um som pode ser caracterizado por três grandezas físicas: Pressão (P), Intensidade (I) e Potência (W). Mas, como o ouvido humano é sensível a uma faixa muito extensa de pressões sonoras eesta sensibilidade varia, foi adotada uma escala logarítmica, cuja unidade é o decibel (dB). Os valores dessa escala vão de 0 dB a 130dB (limite da dor). Valores superiores a 130 dB podem causar prejuízos a saúde, como rompimento do tímpano.
Ruído Ambiente O ruído ambiente é o ruído global provocado pelo conjunto de fontes sonoras existentes próximas ou distantes de um determinado local, num determinado instante. Consideram-se como fontes de ruído as ações, atividades permanentes ou temporárias, equipamentos, estruturas ou infra-estruturas que, ao produzirem níveis sonoros, incomodam quem