avaliação de ruido ambiental
RESUMO DO RELATÓRIO
O objetivo do relatório é apresentar os resultados obtidos nas medições dos níveis de ruído, provocados na operação de coleta de resíduos realizados através de caminhões compactadores, de propriedade da empresa. As medições foram realizadas em conformidade com a Norma ABNT NBR 10.151 e servirão como auto-diagnóstico da situação avaliada, norteando a empresa na implementação de medidas técnicas, objetivando a neutralização ou a minimização de eventuais condições desconfortáveis de poluição sonora junto à vizinhança.
1. LIMITES DE TOLERÂNCIA
Os limites de tolerância para o período diurno e noturno são definidos pela NBR 10.151 e são apresentados na tabela seguinte:
Figura 1 - Nível de critério de avaliação NCA (Balanced Noise Criterion Curves) para ambientes externos, em dB (A)
O estudo de avaliação de ruído foi realizado em (05) cinco endereços, os quais apresentam limites de tolerância distintos.
2. METODOLOGIA
Os levantamentos foram realizados nos dias de coleta de resíduo em cada endereço e horários conforme escolhidos pelos Coordenadores Operacionais. Foi adotado um período de cinco minutos de medição para cada ponto escolhido e o nível de pressão sonora resultante foi obtido a partir da média dos valores medidos.
Foram realizadas medições de ruído ambiental de fundo (ambiente) sem caminhão, com o caminhão de coleta passando, com o caminhão compactando o resíduo e em horário contrário ao da coleta.
As condições meteorológicas nos dias das medições eram de tempo estável, não chuvoso e pouco vento.
3. RESULTADOS OBTIDOS
As avaliações foram realizadas durante o funcionamento normal de coleta de resíduo, conforme horários apresentados anteriormente.
Os resultados obtidos estão apresentados na a seguir.
4. CONCLUSÃO
Conforme exposto na figura acima, todos os locais avaliados já apresentam desconformidades ambientais quanto ao ruído existente (ruído de fundo), tanto para o