rutura com o senso comum
O que é a Sociologia ?
Podemos definir Sociologia como o estudo científico das sociedades humanas e dos factos sociais ou como uma forma específica e cientificamente fundada de conhecimento sobre o mundo e a realidade social. Além disso, pode também ser considerada uma base sólida para um olhar crítico e transformador face à sociedade.
A Sociologia tem, assim, as seguintes características:
É uma forma de conhecimento cientifica e não experimental;
Estuda a vida das pessoas em sociedade e os fenómenos sociais que daí advêm;
Estuda, portanto, as relações entre as pessoas, isto é, as relações sociais e ainda os contextos em que estas se formam e ocorrem;
Tenta dar resposta aos fenómenos humanos;
Tenta diminuir os problemas da sociedade bem como solucioná-los.
Deste modo, percebemos que a Sociologia é uma atitude perante o mundo e perante a realidade social sendo o seu laboratório o Planeta Terra, na sua totalidade e finitude. Este laboratório contém vestígios e registos dos acontecimentos e das mudanças que se efetuam constantemente.
Resumindo, a Sociologia interroga o que existe de mais profundo na nossa vida em comum. Como tal, implica uma determinada forma de “ler” a realidade social a fim de poder ver para além das fachadas aparentes. Assim, surge a expressão de imaginação sociológica que se traduz na procura constante de histórias de vida individuais que se cruzem e na procura das circunstâncias (económicas, políticas, sociais e culturais) em que elas se desenrolam.
O objeto das Ciências Sociais
Embora existam várias Ciências Sociais ( como a Economia, a História ou a Demografia) , cada uma delas possui técnicas de investigação e , acima de tudo, perspetivas diferentes sobre determinados temas. Porém, e apesar desta diversidade, há algo que é comum a todas : o seu objeto, cujo conhecimento exaustivo requer a intervenção conjugada das várias ciências.
Deste modo, faz sentido afirmar que a realidade