RUth
Acreditamos que seja do interesse de todos empregadores, quer privados quer o Estado, conhecer a condição emocional e psicológica dos trabalhadores que se apresentam nos seus postos de manhã e a sua disposição na hora de fechar o posto.
O objectivo deste projecto é fazer um estudo que determine os efeitos psico-social e emocional causados pelas caoticas condições dos transportes urbanos nos trabalhadores.
Este estudo será de grande importância para as empresas transportadoras de passageiros e para as empresas, públicas ou privadas, que tenham muitos trabalhadores sem meio de transporte próprio e que queiram aumentar a productividade.
O estudo será realizado durante um mês. O monitoramento será feito de Segunda à Sexta pelas nossas equipes estacionadas nos locais ainda por determinar. Queremos contar com cem (100) voluntários/participantes (trabalhadores) divididos em dois grupos. Um grupo de cinquenta pessoas que tenham um autocarro da empresa, e outras cinquenta que viajem de transportes públicos. Tanto o grupo com transporte particular da empresa, quanto o grupo sem transporte particular, não precisa pertencer a mesma empresa. O número de voluntários pode ultrapassar cem (100), desde que estejam em número igual nestes dois grupos. Os voluntarios não devem ser informados de que estão a participar num estudo psicológico. Pede-se-lhes que respondam a umas perguntas.
As nossas equipes ficarao estacionadas nos pontos de partida dos trabalhadores (paragens) e irao colher as informacoes necessarias. Eles terao consigo um questionario rapido e vao pedir aos voluntarios para que