RURAL
DA HISTORICIDADE, DAS CARACTERÍSTICAS E DAS REPRESENTAÇÕES
Paoline Bresolin
Acadêmica do Curso de Pedagogia da URI Campus de Erechim/RS e bolsista do PIIC/URI.
Idanir Ecco
Mestre em Educação UPF/RS e Professor da URI Campus de Erechim/RS.
E-mail: idanir@uri.com.br
RESUMO
O presente artigo aborda aspectos da Educação Rural, bem como àqueles relacionados à
Teoria das Representações Sociais, sendo esta imprescindível para analisar concepções e práticas que são efetivadas neste meio. O texto é resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo maior consiste em investigar qual a representação social do ser escola rural para professores que atuam nas escolas rurais da Rede Pública Estadual de Ensino, do município de Erechim, RS. Apresenta um breve histórico e características da escola rural na atualidade bem como, define e conceitua a Teoria das Representações Sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Escola Rural. Educação. Historicidade. Representações Sociais.
1 INTRODUÇÃO
O presente texto é resultado de uma pesquisa em andamento (PIIC-URI) cujo tema é
“Educação Rural: Representação Social do ser Escola Rural”, parte do pressuposto básico de que as concepções (conscientes ou não) fundamentam e orientam as práticas, as ações pedagógicas, neste particular, as ações pedagógicas desenvolvidas, operacionalizadas nas escolas rurais. Portanto, entendemos, por suposição, que as escolas, no seu funcionamento e organização, não são apenas resultado de um projeto correlacionado ao modelo de sociedade vigente, como também, resultado das ações docentes nos respectivos educandários.
Para a efetivação da investigação, além da pesquisa bibliográfica, buscamos inquirir como professores representam a escola em sua concepções, como compreendem os objetivos e a finalidade da escola localizada no espaço rural e, também, se essa escola contempla e atende, a partir da compreensão docente, as necessidades reais dos seus alunos.
A investigação é de caráter qualitativo, orienta-se