rupestre
O que é a pintura rupestre?
Na pré-história não existiam telas, papéis, canetas, lápis e as pessoas desenhavam e pintavam nas paredes das cavernas com o material que a natureza oferecia.
Essas pinturas feitas nas cavernas se chamam “pintura rupestre”.
Rupestre significa: gravado ou traçado na rocha, na pedra. Materiais utilizados na pintura rupestre
Os materiais mais usados eram: sangue, argila, excrementos, látex de plantas, e gordura.
A cor era obtida, em geral, através de materiais encontrados na natureza, como os minerais (carvão e o pó de rochas) e as plantas (sementes, folhas, flores).
Utilizavam principalmente o óxido de ferro, que tinha coloração vermelho-alaranjado.
Pintavam com os dedos e também com pincéis ,que eram feitos de tocos de madeira.
A importância da pintura rupestre
Como a pré-história é anterior ao surgimento da escrita, não temos nenhum documento ou relato escrito desse período.
Então a pintura rupestre é uma importante fonte de informações que contribui para conhecermos a cultura humana pré-histórica, seu modo de vida, seus costumes.
Os homens da préhistória desenhavam figuras principalmente de animais, homens, mulheres, as caçadas e muitas outras cenas do dia-a-dia. Também faziam a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido.
O “caráter mágico” da pintura rupestre
Acredita-se que quando o homem primitivo pintava na parede da caverna a figura do animal que tinha a intenção de caçar, estava “aprisionando” a imagem do animal e assim teria poder sobre ele. Assim, se o representasse mortalmente ferido no desenho, conseguiria abatê-lo na vida real. Como se essas pinturas fossem parte de rituais de magia. Mas isso é só uma hipótese.
A pintura rupestre no
Brasil
A pintura rupestre no
Brasil
Os homens da Préhistória espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí,