Gest O De Pessoas Unidade II
Unidade II
3 POLÍTICAS DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
3.1 Processos de provisão de pessoas
O processo de provisão de pessoas visa determinar quem irá trabalhar na organização – conhecido como processo de recrutamento e seleção. Suas atividades são: pesquisa ao mercado de trabalho, recrutamento dos profissionais que estejam enquadrados no perfil requerido pelo solicitante, seleção daquele que apresenta melhor perspectiva de êxito no desempenho das tarefas que estão afetas ao cargo.
Para compreender como funcionam os processos de provisão, vamos entender como funciona o ambiente em que a organização está inserida e de que modo ela busca as pessoas para inseri‑las no seu sistema de trabalho.
Política de recursos humanos
influências ambientais externas processos de agregar pessoas recrutamento e seleção
processos de aplicar pessoas desenho de cargos, avaliação de desempenho processos de RH
processos de recompensar pessoas remuneração, benefícios e serviços
influências organizacionais internas processos de desenvolver pessoas
processos de manter pessoas
processos de monitorar pessoas
treinamento, mudanças, comunicação
disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida, relação com sindicatos banco de dados, sistema de informações gerenciais
Resultados finais desejáveis práticas éticas e socialmente responsáveis produtos e serviços competitivos e de alta qualidade Figura 9
36
qualidade de vida no trabalho
Gestão de Pessoas
“Os processos de provisão estão relacionados com o suprimento de pessoas para a organização. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais. Os processos de aprovisionamento representam a porta de entrada das pessoas no sistema organizacional. Trata‑se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários a seu funcionamento” (Chiavenato, 2004).
3.2 Mercado