Rup e Scrum
Nome: Bruno Ferreira RA: 111296064
Nome: Eliam Viana Bento RA: 111324971
Nome: Herbert Araujo Rocha RA: 101135076
Nome: Fellipe Ribeiro RA: 111311691
Nome: Lucas Ramalho Albuquerque RA: 080338844
Metodologias
São Paulo (SP)
2012
4° Semestre
Unidade Marte
O que é
É o conjunto formado por procedimentos, técnicas, ferramentas e documentação que auxiliará os responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas em seus esforços na implementação de um novo sistema de informação. Uma metodologia consistirá de fases, cada uma consistindo de sub-fases, que orientarão estes responsáveis na escolha das técnicas que deverão ser mais apropriadas a cada estágio do projeto e também auxiliá-los a planejar, gerenciar, controlar e avaliar o projeto do sistema de informação.
RUP
Desenvolvida na década de 70 e aperfeiçoada desde então, o RUP é a metodologia da companhia norte-americana Rational (adquirida pela IBM em 2002), chamada Rational Unified Process (RUP®).
Representado graficamente, o RUP possui duas dimensões, que representam as fases e as disciplinas.
O eixo horizontal (fases) representa o tempo, o aspecto dinâmico do processo e é expressa em termos de fases, iterações e marcos. Uma iteração é descrita como uma passagem por todas as disciplinas. A partir da fase de elaboração, cada iteração deve produzir um módulo do sistema. O projeto é concluído quando todos os módulos forem produzidos e interconectados como peças (componentes) de um quebra cabeça (sistema). É assim que funciona o “processo iterativo e incremental” do RUP.
A cada iteração deve ser obtido um release executável, o qual é testado e aprovado pelo usuário. Dessa forma, o risco é minimizado, pois eventuais falhas são identificadas já nas fases iniciais do projeto.
O eixo vertical representa as disciplinas, o aspecto estático do