Network no mercado de trabalho
O coach Sérgio Ricardo Rocha afirma que, normalmente, é muito mais fácil se recolocar sendo indicado por uma pessoa conhecida, que já nos conhece profissionalmente. “Quem é vivo sempre aparece” e “Falem mal, mais falem de mim” são ditos populares que mostram a importância de estar presente na memória das pessoas”, afirma. Ele dá algumas dicas preciosas para quem quer se recolocar profissionalmente.
Avalie sua empregabilidade de acordo com os seus conhecimentos, habilidades, experiências, atitudes, conhecimento do mercado, formação acadêmica, reconhecimento pelo mercado, etc. Com esta avaliação, entenda se necessita fazer algum curso ou atualização acadêmica.
Identifique as áreas de sua preferência. Gostar do que faz é uma das bases da alta produtividade. Ao voltar para o mercado de trabalho avalie as áreas em que atuou e não tenha preconceito, pesquise também outras áreas que goste e que seu perfil seja útil, mesmo que ainda não tenha atuado nela. Busque fazer o que gosta, para ter motivação para saltar da cama todo dia de manhã. O segredo do sucesso é identificar atividades em que você goste de trabalhar.Faça um plano de ação.
Defina onde está e aonde quer chegar, pesquise o que é necessário para conquista a vaga dos sonhos. Ensaie uma apresentação pessoal, falando como você poderá ser útil, e faça cartões de visita, pois serão a principal forma de contatarem com você. Seja gentil, fale o que você ensaiou, mostrando que é uma boa profissional e que está disponível.
Tenha perfil nas redes sociais, especialmente Facebook e Linkedin. É lá que as