Rumen - relatorio
RELATÓRIO: 1. MICROBIOLOGIA DO RÚMEN
DISCENTES:
LAISA LORRAYNE SIQUEIRA
MARCOS SOUZA SANTOS
PATRICIA NOGUEIRA SANTOS
PAULA VANESSA LEME NETO
ROSIER LUCAS MAIA
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 2. INTRODUÇÃO 3. PROCEDIMENTOS 4. DISCUSSÕES E CONCLUSÃO 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. OBJETIVO
Visualizar as bactérias presentes no líquido do rúmen bovino com o microscópio óptico. Observar nas objetivas de 4X, 10X, 40X e 100X.
2. INTRODUÇÃO
Os Ruminantes apresentam digestão altamente especializada que permite melhor acesso a energia proveniente de alimentos fibrosos quando comparados aos demais herbívoros.
A microbiologia ruminal é constituída de três principais microorganismos, as bactérias, fungos e protozoários estes têm extrema importância para a segurança alimentar. O rúmen é um ecossistema anaeróbio, caracterizado pelo seu poder tampão, temperatura, pH e fermentação, assim este fica favorável aos microorganismos.
O principal interesse produtivo do ruminante esta na capacidade de aproveitar os nutrientes na digestão microbiana. No rúmen e no ceco, o desenvolvimento desta microflora e microfauna permitem o aproveitamento eficiente de vários nutrientes, principalmente para produção de energia, essencial na manutenção corporal e produção do bovino, demonstrando assim a simbiose com o animal.
A microbiologia do rúmen é extremamente completa, devido ao grande número de organismos presentes, sendo que suas diferentes naturezas e as mudanças da população, resultam na mudança da dieta do animal hospedeiro. Desta forma, o rúmen funciona como uma câmara de fermentação,