Ruinas do Abarebebê
O local escolhido por mim para descrever a perspectiva linear foi A Igreja do Abarebebê é identificada como uma das primeiras construída no Brasil, devido ao tipo de material usado em suas construções, argila e pedra. Foi erguida por volta no século XVI, com o fim de catequizar os índios tupi-guarani que viviam na região, na chamada Aldeia de São João Batista. É marco histórico da fundação de Peruíbe. Localiza-se à oito quilômetros do centro da cidade de Peruíbe/SP, com acesso pela Avenida Padre Anchieta.
O monumento foi tombado, em 1984, como patrimônio estadual, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT).
Este sítio foi parcialmente escavado por uma equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, sendo, entre todos os sítios arqueológicos do município, o de maior potencial turístico, podendo ser explorado dentro de uma proposta arqueológica.
Este sítio arqueológico "Ruínas do Abarebebê", patrimônio histórico tombado, atualmente o local se encontra desativado, abandonado e exposto ao vandalismo.
Penso que instituições responsáveis poderiam zelar pela preservação do Patrimônio Histórico de tal importância para a cidade de Peruíbe, principal marco histórico de sua fundação, deveria ao meu ver, ter a sua historia mais divulgada. Não há grande ênfase, quanto a valorização, conhecimento e estudo da localidade. Poderia ser mais explorada pelos estudantes bem como turistas, com monitores preparados que pudessem atender os visitantes, com riqueza de detalhes, sendo mais aberta à visitação; uma vez que não se trata apenas de um local de lazer. Mas, também de um lugar de aprender, que não envolve somente a historia local, faz parte da Historia da Colonização do Brasil. Para valorizar e potencializar esses aspectos é preciso que todos tomem consciência da importância dessa história para as gerações vindouras.