Rugas
- Rugas de expressão: essas rugas se formam ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios, e são decorrentes da movimentação dos músculos faciais.
- Rugas estáticas: são rugas que aparecem em partes imóveis do rosto, provocadas apenas pelo envelhecimento cutâneo. Essas rugosidades se subdividem em 4 tipos de rugas,são elas:
- Rugas finas:Comuns em pessoas de pele branquinha e com pouco mais de 30 anos, as rugas finas estão diretamente relacionadas à perda de colágeno (substância responsável pela manutenção da tonicidade e resistência da pele). Apesar de ser o tipo mais superficial, confere um aspecto quebradiço à cútis, que se agrava, principalmente, pela exposição diária aos raios solares.
- Rugas profundas:Consequências do envelhecimento intrínseco (geneticamente natural) e extrínseco (provocado por agentes externos), as rugas profundas costumam aparecer devido à perda intensa de colágeno e afinamento da derme, principalmente a partir dos 45 anos.
- Marcas de expressão:Localizadas na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, as marcas de expressão são as algozes de quem faz muitos movimentos faciais para se comunicar, independentemente da idade.
- Rugas gravitacionais:Causadas,principalmente,pela redução das fibras colágenas e elásticas,as rugas gravitacionais aparecem juntamente com a flacidez dos músculos,deixando sobras de pele,geralmente,no ângulo da mandíbula.Ela é comum a partir dos 60 anos,embora possa