Rugas
* Os hormônios estão envolvidos no envelhecimento da pele, principalmente no envelhecimento relacionado à idade. Ocorre uma redução da produção principalmente do estrógeno na mulher e da testosterona no homem. A menopausa, na mulher, e a andropausa, no homem, podem provocar sinais de envelhecimento cutâneo.
* O envelhecimento cronológico é caracterizado por alterações relacionadas à frouxidão da pele e rugas finas. Ocorre atrofia cutânea, pregueamento, diminuição da elasticidade e alteração da coloração - esta se torna amarelada.
A pele resseca pela diminuição da secreção sebácea (secreção de óleo), sudorípara (secreção de suor) e do conteúdo de água da pele. Movimentos repetidos criam as linhas de expressão, principalmente na testa, glabela, olhos e boca.
Nas células ocorre uma diminuição, principalmente na quantidade e no volume das células. Os fibroblastos, que são os responsáveis pela formação do colágeno e da fibra elástica, também diminuem e consequentemente a produção do colágeno e do tecido elástico se torna reduzida.
A exposição solar acelera o processo de envelhecimento por causar: * Quebra do colágeno; * Quebra da elastina; * Perda do ácido hialurônico; * Dano no DNA;
Desintegração de enzimas necessárias para a produção de importantes componentes celulares.
O fotoenvelhecimento ou dermato-heliose ocorre pela exposição crônica aos raios UVB e UVA. Clinicamente, caracteriza-se por aspereza, irregularidade da superfície cutânea, manchas e vasos, rugas finas devido ao enfraquecimento dos tecidos que sustentam a nossa pele, perda da elasticidade, coloração amarelada da pele (pela diminuição dos vasos sanguíneos) e aparecimento de lesões pré-câncer e câncer de pele. O