Ruby
Métodos são chamados usando um .. Se você tem uma string, "Eu amo expresso", e quiser saber o tamanho .length dela, Ruby irá retornar o tamanho da string (isto é, o número de caracteres — letras, números, espaços e símbolos). Veja:
"Eu amo espresso".length
# ==> 15
(Essa pequena linha que começa com #não é parte do que você precisa escrever — ela só mostra a saída que Ruby irá nos dar. Veremos mais sobre isso na próxima seção!)
Medir o tamanho da entrada pode ser útil se, por exemplo, você quiser fazer um website que recebe pagamentos com cartão de crédito. Ruby pode verificar se o número do cartão de crédito parece ser válido.
O Método '.reverse'
O método .reverse é chamado da mesma forma que o .length, mas ao invés de pedir a Ruby que te diga o quão grande a string é, ele retorna uma versão ao contrário da string que você passou pra ele. Por exemplo,
"Eric".reverse
resultará em
"cirE"
Reverter uma entrada pode ser útil se você quer ordenar uma lista de valores do maior para o menor ao invés do menor para o maior. (Vamos ver mais sobre ordenação nas próximas lições).
'.upcase' e '.downcase'
Vamos tentar mais um método (ou melhor, dois métodos). Como você deve ter adivinhado, os métodos .upcase e .downcase convertem uma string para LETRAS MAIÚSCULAS ou para letras minúsculas, respectivamente.
Comentários de Uma Linha
Você provavelmente nos viu usar o sinal #algumas vezes nos exercícios anteriores. O sinal # representa os comentários em Ruby. Um comentário é um trecho de texto que Ruby não tentará executar como um código: é apenas para os humanos lerem. Escrever bons comentários não somente deixa seu código mais claro para que outras pessoas o entendam, mas também te ajuda a lembrar do que você estava fazendo quando você escreveu o código dias, meses, ou mesmo anos atrás.
O sinal # deve vir antes do seu comentário e afeta tudo que você escrever depois dele na mesma linha. (Vamos te mostrar como fazer comentários de múltiplas linhas em um