Ruby
PARADIGMAS DE LINGUAGEM
RUBY
INTRODUÇÀO
Ruby é uma Linguagem de programação interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientada a objetos e, com várias semelhanças com Perl, Python e SmallTalk.
Projetada tanto para a programação em grande escala quanto para codificação rápida, tem um suporte a orientação a objetos simples e prático. A linguagem foi criada pelo japonês Yukihiro Matsumoto, que aproveitou as melhores idéias das outras linguagens da época.
Esta linguagem possui vastos repositórios de bibliotecas disponíveis em sites como Ruby Forge e Ruby Application Archive (RAA). Existe, ainda, uma ferramenta bastante útil para instalação de bibliotecas, chamada Ruby Gems, o software mais famoso desenvolvido em Ruby é o Ruby on Rails.
A Ruby se tornou reconhecida no meio especializado desde que Dave Thomas, conhecido como um dos "Programadores Pragmáticos", adotou-o como uma de suas linguagens preferidas e acabou por escrever um dos mais completos livros sobre a linguagem, o Programming Ruby. Com o advento desta publicação, a linguagem passou a contar com uma boa fonte de iniciação e referência em inglês, aumentando consequentemente o número de adeptos da linguagem no Ocidente. Ultimamente, devido a grande exposição de um framework web feito em Ruby, o Ruby on Rails desenvolvido por David Heinemeier Hansson, a linguagem tem sido foco da mídia especializada justamente pela sua praticidade.Esta mesma praticidade inclusive é um dos conceitos básicos desta linguagem. É possível fazer algoritmos que resolvam seus problemas, não necessitando se preocupar com as limitações da linguagem ou do interpretador.
O nome "Ruby", foi decidido durante uma sessão de bate-papo online entre Matsumoto (Matz) e Keiju Ishitsuka em 24 de fevereiro de 1993, antes que qualquer linha de código tivesse sido escrita para a linguagem. Inicialmente foram propostos dois nomes: "Coral" e "Ruby", sendo esse último nome proposto