aterro
Como todo serviço a ser feito existe uma norma que rege a aplicação do aterro que neste caso é a NBR7182, que são responsáveis pelos controles e ensaios de compactação. Existem vários processos para a execução do aterro: descarga, espalhamento, homogenização, umedecimento, aeração, compactação.
. Para a execução dos serviços é necessária a utilização de equipamentos apropriados de acordo com as condições locais, dentre as ferramentas disponíveis estão os soquetes manuais, compactadores pneumáticos, placas vibratórias, rolos compactadores. Sua execução deve obedecer todos elementos técnicos de fiscalização. Para começar a operação é necessária a remoção de alguns objetos, entulhos, detritos, pedras, água, lama e também deve levar em consideração a umidade do solo, para definir a necessidade de aeração ou umedecimento.
Todos esses elementos são de suma importância para a realização de um serviço técnico de qualidade, que possivelmente irão assegurar que a obra que você execute não apresente possíveis danos como, trincas, rachaduras, vazamentos no sistema hidráulico e até mesmo pisos afundarem em situações bem críticas, comprometendo a segurança das pessoas que ali se encontram.
Existem também as responsabilidades que todo profissional ou empresa, devem assumir ao executar uma obra, são elas: administrativas, civil, ética, objetiva, penal, criminal, técnica e trabalhista. Iremos citar três das quais se destacam extraídas de acordo com o site do CREA:
Responsabilidade Civil: Decorre da obrigação de reparar e/ou indenizar por eventuais danos causados. O profissional que, no exercício de sua atividade, lesa