Ruby e Rails.
RoR, muitas vezes abreviado simplesmente para Rails é de fato um conjunto composto por várias tecnologias, de onde se destacam duas: Ruby e Rails. Existem várias tecnologias de desenvolvimento web, umas mais conhecidas, como o PHP, ASP clássico, ASP.NET,JSP, … e outras em fase de expansão e ainda não tão difundidas (embora esta tendência esteja claramente mudando), como é o caso do RoR.
O fato de não estar dependente de terceiros empresas e tecnologias proprietárias, é para muitos uma vantagem e um fator preponderante na escolha da tecnologia.
Para quem nunca programou em Ruby, a sintaxe pode parecer muito estranha, parecendo que, por vezes, se está a escrever em inglês em vez de programar. Outras vezes parece que estamos a pensar da forma inversa ao que fazemos ao programar em outras linguagens. Depois de algum tempo a programar em Ruby, percebemos a elegância da linguagem e com o tempo e o acumular de experiência torna-se um forte aliado.
É extremamente simples obter ajuda nas várias comunidades existentes, e a maior parte das vezes alguém já teve o mesmo erro/problema com que nos deparamos.
2. Histórico
O Ruby é uma linguagem de interpretada de script, orientada a objetos e dinamicamente tipada. Ela foi criada por Yukihiro Matsumoto (Matz), em 1994, inspirada nas linguagens Python e Perl, com o objetivo de criar uma linguagem poderosa, orientada a objetos, que fosse de fácil compreensão e fosse fácil de programar. O Ruby é independente de plataforma, tendo diversas implementações, como por exemplo em Java (JRuby) e .NET (IronRuby e Ruby.NET), além das implementações para os sistemas operacionais mais utilizados (Windows, Linux e Mac). Ruby se tornou reconhecida no meio especializado desde que Dave Thomas, conhecido como um dos "Programadores Pragmáticos", adotou como uma de suas linguagens preferidas e acabou por escrever um dos mais completos livros