Rubis e Granadas
Jazigos Minerais
Pedras Preciosas
Pedro Magiga Francisco Cuaguazine
Estudantes do 3ano de Geolgia Prof. Eng
Moatize, Maio de 2014
Introdução
Os minerais fazem do nosso dia adia, eles estão presentes em algumas coisas que usamos no quotidiano. Neste contexto, as origens, características e utilidade de alguns minerais como diamante, corindo e granada estão abordadas genericamente segundo as suas características qualitativas e quantitativas, assim como as físicas e químicas, com isto certificamos que o caro leitor após uma leitura minuciosa terá uma noção dos minerais abordados nesta obra.
Diamante
Minério
Minério de diamante é o minério mais raro e valioso. Pode ser achado em concentrações maiores obviamente são mais raras. Ao ser extraído ele dá uma gema de diamante que podem ser usadas em uma mesa de trabalho para criar ferramentas, armas e armadura de diamante. Minério de Diamante são rochas magmáticas intrusivas denominadas kimberlito e lamproítos que se formam a vários quilômetros de profundidade, no manto terrestre.
Conceito
O diamante é um cristal sob uma forma alotrópica do carbono, também são conhecidas como gemas ou pedras preciosas quando é comercializado, ele possui um alto valor económico por causa das caraterísticas que ele apresenta.
Mineralogia
O diamante recebeu este nome devido à sua dureza (do grego adamas = indomável), é consideradoperdurável justamente por não haver nada comparável à sua dureza. É o mineral mais duro atualmenteconhecido, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscadopor nenhum outro mineral ou substância que possua dureza inferior a 10. São comuns cristais achatados ealongados. Os cristais ao natural têm são caracterizadas por