Rtabalho
Acredita-se que a velocidade na troca das informações no mundo empresarial só tende a aumentar, fatores como a concorrência entre empresas, surgimento de novos produtos e a melhoria contínua na prestação de serviços são decisivos nas tomadas de decisões, tornando a informação e o conhecimento algo valioso nesse meio.
Para permanecer ativamente nessa economia onde o conhecimento é o principal recurso econômico, a presença da tecnologia da informação está sendo uma aliada nesse processo, através do fornecimento de ferramentas que ajudam a buscar , manter e fornecer informações de maneira confiável (DRUCKER, 1998).
Nesse atual cenário mundial, a busca de empresas em aumentar a sua presença no mercado, seja pela redução de custos, pela melhoria do produto comercializado ou especialização em algum nicho de mercado tornou-se evidente. Com a globalização, acontecimentos em outras localidades, como expansão comercial, podem trazer consequências instantâneas para a indústria local (PADILHA, 2004).
De acordo com Eskilsson (2003) a informação é um recurso que contribui na produtividade dos setores nas organizações, por ter condições de alterar circunstâncias e ambientes, torna-se necessária a correta disseminação desta informação nos vários níveis de gerenciamento, já que a mesma utilizada de modo estratégico pode auxiliar neste ambiente globalizado.
Deste modo, o desenvolvimento e o uso de um sistema de informação para apoiar na liderança, planejamento e nas tomadas de decisões com o objetivo de atingir melhores resultados e alcançar vantagem competitiva torna-se necessário (LIMA, 2000).
Os sistemas de informação são conceituados por Kalbasi (2007) como um sistema que usa procedimentos formalizados, para oferecer gerenciamento em todos os níveis em todas suas funcionalidades, com informação baseada em dados de fontes internas e externas, provendo planejamento, controle e direcionamento em tomadas de decisões.
Os sistemas de informação gerencial