Socialismo Cientifico
Em 1848 , Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto comunista , que trazia as bases do pensamento marxista e a afirmação de que “a historia de toda a sociedade é a história das lutas de classes” . Esses autores romperam a forma de pensar dos socialistas utópicos , pois afirmavam ser impossível a conciliação entre os interesses das diversas classes sociais .
Em obras posteriores – como Critica da economia politica e O Capital (1867) – Marx formulou os principais conceitos de uma nova doutrina social operária , chamada socialismo cientifico – ou marxismo . Mais que uma doutrina que nortearia a construção de uma sociedade sem a exploração do homem pelo homem , Marx e Engels criaram um novo modo de interpretação da historia e da realidade social.
De acordo com o marxismo , a história sempre foi pautada por conflitos entre classes dominantes e dominadas . Cada sistema social entraria em colapso quando uma classe se sobrepusesse à outra , convertendo-se em classe dominante . Ao longo da história , os diferentes sistemas sociais teriam sido destruídos pelas classes trabalhadoras , e isso também deveria ocorrer com o capitalismo , sistema criador do operariado e que por ele seria derrubado . Esse conceto – o materialismo dialético – foi elaborado com base na filosofia dialética de Hegel , para quem “cada ideia possui em si o seu contrário ; cada afirmação traz em si o germe de sua própria negação ; o choque entre as duas gera um terceiro elemento : a síntese , ou a negação da negação “
Ainda de acordo com o marxismo , a infraestrutura – base econômica da sociedade – determina a super estrutura , ou seja , a organização jurídica , politica , ideológica , cultural , moral e religiosa . Esse conceito é chamado materialismo histórico . O conjunto formado pela infraestrutura e pela superestrutura recebeu o nome de modo de produção .
Marx conceituou um mecanismo de exploração do trabalho pelo capital que ele considerou o mais