socialismo cientifico
Princípios do socialismo científico (características):
- Materialismo dialético A principal ideia dessa teoria é que nunca devemos pensar que o mundo pode ser considerado um complexo de teorias e fenômenos acabados, mas de processos que estão em constantes transformações.
- Materialismo Histórico As condições materiais (econômicas) determinam os acontecimentos históricos e o funcionamento da sociedade.
- Mais-valia Conceito que explica a exploração do trabalhador pelo empresário. É a diferença entre a riqueza gerada pelos operários e o valor pago, em forma de salário, pelos empresários a estes trabalhadores. É assim que o capitalista acumula capital. De acordo com Marx e Engels a mais-valia seria eliminada no comunismo.
- Luta de classes Conceito que explica a oposição entre explorados (trabalhadores) e exploradores (proprietários dos bens de produção). De acordo com o socialismo científico, a luta de classes desencadearia uma revolução proletária que teria como resultado o fim do capitalismo e a implantação do comunismo. Neste novo sistema, esta luta de classes não existiria mais, pois não haveria mais exploradores e explorados.
- Revolução socialista e implantação do comunismo De acordo com os ideólogos do marxismo, a revolução socialista seria o meio pelo qual os trabalhadores tomariam o poder,