RSMA
Anápolis surgiu por volta de 1859, quando a comerciante Ana das Dores de Almeida passava pela região com seus tropeiros, vindos do norte. Ela perdeu um dos animais de carga, o qual ao ser encontrado com suas malas de carga espalhadas pelo chão, não conseguiram retirar uma delas do local, justamente uma com a imagem de Sant´Anna, levando Dona Ana a prometer erguer no local uma capela em sua homenagem, promessa cumprida por seu filho Gomes de Sousa Ramos em 1871.
A emancipação política de Anápolis aconteceu no dia 31 de julho de 1907. Portanto, em 2013 o município completou 106 anos de história.
Anápolis é a terceira maior cidade de Goiás em população (342.347 – Estimativa IBGE 2012) e a 67ª do Brasil.
É o mais importante polo industrial do estado, conhecida como a 'Manchester Goiana' (PIB de aproximadamente 10 bilhões de reais, perde apenas para a capital), a segunda maior em arrecadação.
Situa-se a 48 km de Goiânia e 139 km de Brasília.
Em Anápolis está o DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis, o maior do Centro-Oeste brasileiro, criado em 1976, onde funcionam o Porto Seco Centro-Oeste e um dos maiores polo farmoquímico da América Latina.
É cortada por importantes rodovias como BR 153 e BR 060, além da Ferrovia Centro-Atlântica, e agora pela Ferrovia Norte-Sul.
Está em implantação a Plataforma Logística Multimodal, destinada à gestão da movimentação e estoque de produtos acabados. A plataforma será implantada numa área de 6.967.790 m², entre o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e importantes eixos para integração logística, tanto aérea quanto terrestre (rodoviário e ferroviário).
No município funciona também a Base Aérea de Anápolis e o 1º Grupo de Defesa Aérea, uma das mais estratégicas unidades militares do País.
Hoje Anápolis também é considerada Polo Educacional, com centenas de escolas públicas e particulares, faculdades e universidades. É a sede da UEG – Universidade Estadual